Hyfinance

Realizado o I Simpósio de Saúde do Trabalhador do CREFITO-7 – Hyfinance

No dia 11/05, foi realizado o I Simpósio de Saúde do Trabalhador do CREFITO-7, na Faculdade de Tecnologia e Ciências, em Salvador/BA. O evento, organizado pelas Câmaras Técnicas de Saúde do Trabalhador e de Perícia, teve como tema central “Tempos Modernos e Saúde do Trabalhador: avanço ou retrocesso? ” e contou com a presença de palestrantes renomados de diferentes áreas de atuação, que levaram para a discussão questões atuais enfrentadas pelos trabalhadores no Brasil.

No turno da manhã, as palestras foram ministradas pelo advogado Dr. Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, que tratou dos principais impactos da Reforma Trabalhista na Saúde do Trabalhador; pelo enfermeiro sanitarista Dr. Bruno Guimarães, diretor de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), que abordou a valorização do trabalho e humanização; e pela economista Dra. Ana Georgina Dias, supervisora técnica regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que discutiu os desafios para os trabalhadores na Revolução 4.0.

No turno da tarde, foi a vez do fisioterapeuta Dr. José Ronaldo Veronesi Júnior, membro da Comissão de Planejamento de Projetos de Saúde do Trabalhador do COFFITO e da Comissão de Planejamento e Desenvolvimento Profissional do CREFITO-15, que abordou, em sua fala, questões sobre Ergonomia no E-social e Perícia. Na oportunidade, foi sorteado para um ouvinte o livro, de sua autoria, intitulado IVRE/ARMS – Índice Veronesi de Risco Ergonômico / Análise de Risco de Membros Superiores.

Por fim, a terapeuta ocupacional Dra. Tiza Mendes, gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) / Regional Salvador, ministrou uma palestra sobre processos de trabalho, destacando o que nos adoece e nos fortalece neste contexto.
As fraldas doadas pelos participantes durante o evento foram entregues ao Núcleo Espírita Campo da Paz, localizado na Av. Aliomar Baleeiro, em Salvador/BA.

Sumário