“Atuação do Controle Social e Conselhos Profissionais para o fortalecimento do cuidado em Saúde Mental na Bahia” foi o tema da reunião realizada no dia 03/12, no auditório do CREFITO-7, em Salvador, com a participação de representantes da Associação Metamorfose Ambulante (AMEA), do Núcleo de Estudos e Superação dos Manicômios (NESM) e dos Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN-BA), de Serviço Social (CRESS-BA) e de Psicologia (CRP-03), além do CREFITO-7. A Associação Papo de Mulher (APM) e o Conselho Regional de Medicina (CREMEB) também foram convidados, mas não puderam participar.

Na oportunidade, foram compartilhadas as ações que os referidos conselhos e entidades vêm desempenhando na temática de Saúde Mental e discutiu-se a possibilidade de levantamento das necessidades dos profissionais que trabalham nos equipamentos de SM, assim como processos de fiscalização e qualificação. Como encaminhamento, decidiu-se que os Conselhos Profissionais e as entidades do movimento social se reunirão para articular estratégias que garantam o fortalecimento da Saúde Mental no estado e, também, pensar em articulações para participação efetiva dos profissionais e usuários dos serviços de Saúde Mental na Conferência Estadual de Saúde Mental, que será realizada em 2022.

A reunião foi uma iniciativa da Câmara Técnica de Saúde Mental do CREFITO-7, composta pelas terapeutas ocupacionais Dra. Luiana Fernandes (coordenadora), Dra. Daniela Astolpho, Dra. Iara Marques e Dra. Carina Vasquez.

Sumário