Hyfinance

Evento do CREFITO-7 discute a formação em Fisioterapia na Bahia – Hyfinance

No dia 01/12, aconteceu o I Encontro da Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação em Fisioterapia do CREFITO-7, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), no campus Cabula, em Salvador/BA. A abertura do evento foi realizada pelo presidente desta autarquia, Dr. Gustavo Vieira, e contou com a presença de coordenadores de curso, representantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) da capital e interior do estado.

Inicialmente, os representantes da Comissão de Educação, Dra. Luciana Bilitário (coordenadora), Dra. Helena Correia e Dr. Bruno Góes, apresentaram as propostas da nova gestão do CREFITO-7 para aprimorar a qualidade do Ensino Superior na Bahia e desenvolver ações que possam contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e mais éticos, visando a melhoria da prestação da assistência em Fisioterapia para a sociedade.

Em seguida, Dr. Bruno Góes direcionou uma discussão sobre a Prática Baseada em Evidências e Pensamento Custo-Consciente em Fisioterapia. Os participantes também discutiram as modalidades de ensino presencial e à distância, tendo o CREFITO-7 reforçado seu posicionamento contrário aos cursos de graduação EAD na área da Saúde e reiterado a necessidade de amplo debate sobre o tema. Na etapa final do evento, os participantes reuniram-se em grupos para a elaboração de um relatório e sugestão de propostas de como o CREFITO-7, por meio de sua Comissão de Educação, pode atuar para ajudar na formação de qualidade no Ensino Superior em Fisioterapia e como pode auxiliar para melhorar a prestação dos serviços fisioterapêuticos aos usuários.

Ao final, foram apresentados os projetos “Comissão Itinerante”, cuja proposta é promover encontros com grupos das mesorregiões da Bahia, “CREFITO Acadêmico”, onde 1 docente e 1 discente de cada Escola de Fisioterapia integrarão uma comissão para organização e gestão de atividades acadêmicas com o CREFITO 7, além do projeto de pesquisa sobre Pensamento Custo-Consciente em Fisioterapia, que tem o objetivo de mapear e desenvolver ações que possam fomentar a Fisioterapia Baseada em Evidências no estado. Estes projetos ocorrerão a partir de 2019, aproximando cada vez mais o CREFITO-7 dos seus inscritos e das Instituições de Ensino.

 

Sumário