Hyfinance

NOTA MANIFESTO – SEGREGAR NÃO É INCLUIR – Hyfinance

A Câmara Técnica de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar do CREFITO-7, vem por meio deste juntar-se aos movimentos, entidades, famílias, pessoas com deficiência e afins, a favor dos direitos da Pessoa com Deficiência.

Entendemos que a “Nova” Política de Educação Especial não contempla as reais necessidades da Pessoa com Deficiência, reforçando padrões e conceitos sociais que por décadas segregaram, rotularam e excluíram as pessoas com deficiências do convívio social e da garantia de direitos prevista pela Constituição Brasileira de 88.

Enquanto Terapeutas Ocupacionais no Contexto Escolar, trabalhamos com objetivo de INCLUIR, habilitar e estimular o acesso de Pessoas com Deficiência à Educação, acreditando que o indivíduo desenvolve aspectos intelectuais, sociais, emocionais e físicos por meio da participação nos espaços educacionais INCLUSIVOS.

Sabemos, também, da necessidade de ampliar o debate referente ao processo de INCLUSÃO, principalmente no quesito investimento sociopolítico através da garantia de políticas públicas que possibilitem o acesso às vagas, estruturas adequadas, profissionais capacitados e a compreensão conceitual de que SEGREGAR NÃO É INCLUIR.

Dito isto, nós, CREFITO7 e, especialmente, a Câmara Técnica de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, apoiamos a luta pela inclusão de pessoas com deficiência em quaisquer espaços.

Sumário