Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O CREFITO-7, representado pela diretora-secretária e coordenadora da Comissão de Educação, Dra. Gracielle Santos, se reuniu nesta quarta-feira (28/2) com membros da diretoria do Telessaúde Bahia. No encontro, ficou definida uma pactuação inédita de cooperação técnica entre as partes, com a inclusão de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da Bahia, sobretudo nas redes de atenção à saúde, o que impactará diretamente na qualidade do cuidado da comunidade baiana.

“Foi uma aproximação importante para sensibilizá-los sobre a importância dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Telessaúde. Realizando intercâmbio com os serviços do SUS, nos quais precisamos nos empenhar para demonstrar aos profissionais, gestores e sociedade, o quanto somos essenciais para a integralidade do cuidado. Acredito que isso ficou muito claro para a diretoria do Telessaúde. Estou muito feliz”, comentou Dra. Gracielle Santos.

Na reunião ficaram definidos os termos da cooperação técnica do CREFITO-7, que começará com Teleconsultoria (Segunda Opinião Formativa – SOF para apoio clínico nos serviços da Rede de Atenção à Saúde de todo o Estado da Bahia) e Teleducação voltada à Educação Permanente. As demandas serão levantadas nos serviços e, a partir delas, serão gerados webinar, podcasts, cartilhas e afins.

Estiveram presentes na reunião a diretoria-secretária e a diretora-tesoureira do CREFITO-7, Dra. Gracielle Santos e Dra. Luana Saldanha, respectivamente, Dr. Paulo Henrique Eufrásio e Dr. Cássio Magalhães, a diretora do Telessaúde, Gladys Oliveira, a cirurgiã-dentista Adeilda Lima e a coordenadora do Teleducação Yana Carla Almeida Macedo.

Confira os Highlights:

– Serão formados novos Teleconsultores, preferencialmente que estejam nos serviços, mas os Representantes Técnicos (RTs) das Câmaras Técnicas (CTs) e Comissões do CREFITO-7 também serão instrumentalizados para esse fim. Além da qualificação para modular os processos de trabalho. Também ocorrerá uma aproximação à academia da prática profissional.

– Os teleconsultores, quando responderem às demandas via plataforma do Telessaúde (assíncrona e com o prazo estabelecido de 72h para a devolutiva), terão sua SOF (Segunda Opinião Formativa) publicada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS).

– A ferramenta poderá ser constituída como facilitadora do processo de comunicação interprofissional, discussão acerca de casos complexos e condutas terapêuticas.

– A participação dos Representantes Técnicos (RTs) enquanto teleconsultores poderá fortalecer tanto o processo de trabalho junto às e-Multi quanto às Equipes de Saúde da Família (EqSF), uma vez que pode funcionar como tecnologia de trabalho coadjuvante no matriciamento clínico pedagógico e clínico assistencial.

Saiba mais:

O Telessaúde é uma consultoria registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde. Para que isso aconteça, são utilizados instrumentos de telecomunicação, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho em saúde.