Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

GESTORES CELEBRAM SUCESSO NO I MEETING DE FISIOTERAPIA EM ATENÇÃO DOMICILIAR DO CREFITO-7

O I Meeting de Gestores de Fisioterapia em Atenção Domiciliar do CREFITO-7 aconteceu no último sábado, reunindo diversos gestores da área. O evento fez parte da programação especial em homenagem ao Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, celebrado em 13 de outubro. O encontro contou com a participação de importantes referências, como a presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Domiciliar (ABRASFID), Dra. Marisa Patarello, e o presidente da Associação Nacional de Empresas de Atenção Domiciliar (ANEAD), Dr. Leonardo Salgado, que trouxeram contribuições valiosas para os debates.

Exclusivo para gestores da área de Atenção Domiciliar, o encontro foi realizado ao longo de todo o sábado, nas instalações da Pós-graduação FARESI, em Salvador. O objetivo da ação foi promover a escuta ativa, a troca de experiências e debater os desafios, perspectivas e construção de propostas que irão ser base para o quadriênio (2024-2028) da Comissão de Fisioterapia na Atenção Domiciliar para o fortalecimento da atuação dos fisioterapeutas na Atenção Domiciliar na Bahia.

Dr. Pedro Barbosa, coordenador da Comissão de Fisioterapia em Atenção Domiciliar, abriu o evento ressaltando: “A ideia é nos aproximar cada vez mais, fortalecendo a identidade profissional por meio de três pilares essenciais: a educação e atualização dos profissionais e gestores, a criação de um modelo assistencial robusto ancorado na entrega de valor e o fortalecimento do relacionamento com o mercado externo. Somente assim seremos capazes de promover mudanças significativas e garantir melhorias reais na Atenção Domiciliar na Bahia”.

Na mesa de abertura, representando a diretoria do CREFITO-7, o Dr. Nildo Ribeiro, diretor-secretário, reforçou a necessidade de propor melhorias de dentro para fora, buscando mais diálogo com a sociedade para mostrar o que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional fazem e o impacto que essas profissões têm na saúde. “É fundamental promover ações que fortaleçam a implementação do conceito de Saúde Única nas varias áreas de atuação e isso é um grande desafio, demonstrando que esses profissionais também desempenham um papel essencial nesse processo de transformação.

Durante o evento, o Dr. Leonardo Salgado, presidente da ANEAD fez uma apresentação rica em dados sobre o mercado de trabalho, destacando o cenário atual da Fisioterapia na Atenção Domiciliar (AD). “O modelo assistencial da Atenção Domiciliar no Brasil é único no mundo, o que nos coloca em uma posição diferenciada, mas também reforça o desafio de alcançar a valorização justa e necessária para a nossa profissão. A importância da reabilitação dentro desse contexto é indiscutível, e precisamos continuar avançando para que a fisioterapia seja cada vez mais reconhecida por seu papel essencial na recuperação e qualidade de vida dos pacientes”, enfatizou.

A Dra. Marisa Patarello, presidente da ABRASFID e empresária com vasta experiência na área, fez uma explanação fundamental sobre o papel da gestão na Atenção Domiciliar, destacando a importância do planejamento e da capacitação dos gestores. Ela abordou temas como empregabilidade, modelos de negócios e inovação, enfatizando a relevância da comunicação, da tecnologia e do uso de inteligência artificial como ferramentas que devem dinamizar o monitoramento dos pacientes e processos de gestão à distância na atenção domiciliar.

Os participantes demonstraram grande satisfação e empolgação com os resultados do encontro, onde tiveram a oportunidade de debater e compartilhar questões que impactam diretamente os serviços prestados à sociedade.

Caroline Antunes, fisioterapeuta especializada em atendimento neurofuncional e gerontologia, fez o seguinte depoimento: “Este evento foi um espaço valioso para conhecermos novas gestões e promoveu discussões que nos permitiram ter uma visão diferenciada de todo o serviço enquanto gestores. Estou satisfeita com a atuação do CREFITO-7, que trouxe informações relevantes e promoveu um entendimento claro e abrangente sobre questões que afetam tanto os profissionais quanto os gestores.”