A terapeuta ocupacional e professora da Faculdade de Medicina da USP, Dra. Claudia Braga, foi eleita presidente do Grupo Assessor Estratégico e Técnico sobre Saúde Mental, Saúde do Cérebro e Uso de Substâncias da Organização Mundial da Saúde (OMS) — um marco de grande relevância para a Terapia Ocupacional brasileira e para a representatividade da profissão no cenário internacional.
Segundo o site Outra Saúde, do qual a profissional é colunista, o grupo — reconhecido pela sigla em inglês STAG-MNS — é formado por 19 especialistas de diferentes nacionalidades e tem como missão assessorar diretamente a diretoria-geral da OMS nas ações relacionadas à saúde mental. Entre suas atribuições estão: identificar desafios atuais e futuros da área, apontar diretrizes estratégicas prioritárias, colaborar na elaboração de documentos estratégicos globais e propor intervenções e atividades a serem implementadas pela agência da ONU.
A escolha de uma terapeuta ocupacional brasileira para liderar esse grupo estratégico fortalece a visibilidade e a relevância da Terapia Ocupacional nas discussões globais sobre saúde mental, saúde do cérebro e uso de substâncias.
Para a vice-presidente do CREFITO-7, Dra. Suely Galvão, a conquista é motivo de orgulho e inspiração:
“A nomeação da Dra. Claudia Braga é um reconhecimento para a Terapia Ocupacional brasileira. Trata-se de um reconhecimento da competência e do compromisso de nossos profissionais com a saúde pública global. Ver uma terapeuta ocupacional ocupando uma posição estratégica na OMS reforça o papel fundamental da nossa categoria na construção de políticas de saúde mais humanas, integradas e efetivas.”
O CREFITO-7 parabeniza esta importante conquista e reforça que a atuação de Claudia Braga nesse espaço de formulação e orientação estratégica da OMS reforça a contribuição qualificada dos profissionais de Terapia Ocupacional para os avanços em saúde global, além de representar uma conquista histórica para toda a categoria.
A terapeuta ocupacional (@claudia__.braga) ficará na liderança da equipe durante dois anos, com mandato até 2027.
Foto: Arquivo pessoal/Instagram