Hoje, 27/07, celebramos o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que tem o objetivo conscientizar empregados e empregadores sobre a importância de promover ações que garantam ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Busca-se, assim, reduzir os índices de doenças relacionadas ao trabalho e minimizar a incidência de acidentes e mortes decorrentes da ausência ou inobservância das medidas preventivas.
Instituída pelas Portarias nº 3236 e nº 3237, em 27 de julho de 1972, a data é essencial para mostrar que acidentes de trabalho são previsíveis e preveníveis, e devem ser evitados por meio de políticas públicas e práticas responsáveis de saúde e segurança, em ambientes e processos de trabalho.
Nesse contexto, as organizações podem contar com a atuação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, visto que esses profissionais são capacitados para promover a saúde dos trabalhadores, prevenir acidentes e realizar tratamento e reabilitação em caso de acidentes com sequelas.
Além da disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos funcionários, as organizações precisam implementar ações contínuas e eficazes, como campanhas de conscientização, atualização de práticas de gestão e promoção de rotinas saudáveis, entre outras medidas que contribuam para a prevenção de acidentes.
“Vale ressaltar que os capacetes, luvas e máscaras, muito difundidos como EPIs para evitar acidentes de trabalho, na verdade, reduzem os danos ao trabalhador em caso de acidente”, destaca a terapeuta ocupacional e conselheira do CREFITO-7, Dra. Tiza Mendes.
De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), a cada 03 horas e 47 minutos um trabalhador morre em decorrência de acidente de trabalho no Brasil, considerando somente registros de trabalhos formais.
A fisioterapeuta do trabalho e conselheira do CREFITO-7, Dra. Rogéria Samways, ressalta que “os dados sobre as notificações de acidentes do trabalho no Brasil são preocupantes e merecem atenção. Os números colocam o país entre os líderes mundiais quando falamos em mortes decorrentes de acidentes de trabalho, fato alarmante que precisa ser amplamente discutido para que soluções eficazes sejam pensadas e implementadas o quanto antes para mudar o atual cenário”.
Prevenir acidentes de trabalho é responsabilidade de todos! O CREFITO-7 apoia esta campanha!