Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

CREFITO-7 implanta primeira Ouvidoria da Mulher do Sistema COFFITO-CREFITOs

Ontem, 15/07, ocorreu na sede do CREFITO-7, em Salvador, a cerimônia de posse da fisioterapeuta Dra. Isabela Conde e terapeuta ocupacional Dra. Sofia Campos como ouvidoras adjuntas da Ouvidoria da Mulher Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. Esta iniciativa, pioneira no Sistema COFFITO-CREFITOs, reforça o compromisso deste Regional com a luta pela igualdade de gênero e combate à violência contra as mulheres, atendendo a um movimento nacional de estabelecimento de ouvidorias especializadas, promovendo uma escuta mais sensível e qualificada.

A Ouvidoria da Mulher está vinculada à Ouvidoria Geral do CREFITO-7 e terá como objetivo apoiar as mulheres em questões relacionadas ao exercício profissional, incluindo assédio moral e sexual, além de questões de paridade na contratação e distribuição de carga horária. Também poderá acompanhar e/ou orientar as profissionais em processos administrativos e/ou judiciais, solicitar informações às autoridades competentes e requerer a devida prioridade aos casos.

As Ouvidoras da Mulher têm trajetórias significativas na defesa das mulheres. Dra. Isabela Conde, vítima de tentativa de feminicídio pelo ex-companheiro em 2019, é fundadora da ONG IC+Amparamulher, que atua em prol da garantia dos direitos das mulheres; e Dra. Sofia Campos, com 41 anos de atuação como terapeuta ocupacional, é reconhecida pela sua contribuição na luta pelo enfrentamento da violência e pela valorização das mulheres.

“O CREFITO-7 assumiu um grande papel que é acolher as mulheres fisioterapeutas ocupacionais. Eu, como mulher, me sinto muito feliz por fazer parte desse trabalho e acredito que as mulheres, agora, juntamente com CREFITO-7 terão um lugar para recorrer”, destaca Dra. Isabela Conde.

Dra. Sofia Campos reforça a importância dessa iniciativa, especialmente porque a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional são categorias compostas majoritariamente por mulheres e discutir a questão de gênero continua extremamente complicado. “Nós ainda temos que lidar com uma série de desafios, série de dificuldades e as mulheres ainda se deparam com várias violências no dia a dia. Essas violências vão desde a invisibilidade da sua existência até a violência maior, de fato, que é a sua morte.”

Além da participação de familiares das ouvidoras, de conselheiros e funcionários do CREFITO-7, o evento contou com a presença da deputada estadual Olívia Santana; do presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB-BA, Abel Guerra Lima; das representantes do Conselho de Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), Iza Charla Macedo e Cristiane Lima Queirós, do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA), Rosilene Maria Cruz, e do Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB), Camila Ribeiro Koch; e de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

As mensagens a esta nova Ouvidoria devem ser enviadas para o e-mail:
ouvidoriadamulher@crefito7.gov.br