Pela primeira vez, o CREFITO-7 tem uma Câmara Técnica voltada especificamente para tratar de questões relacionadas à Fisioterapia do Trabalho. Esta Câmara visa estimular a participação dos profissionais e gestores públicos municipais e estaduais nas ações do CREFITO-7 relacionadas a esta área de atuação, assim como estabelecer estratégias e mecanismos para o desenvolvimento de ações articuladas junto aos gestores, usuários, sociedade civil e instâncias deliberativas (conselhos municiais e locais de saúde) no processo de fortalecimento do Controle Social, além de fomentar a capacitação dos profissionais da Bahia nesta área de atuação.
Uma das primeiras ações da Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho e Perícia do CREFITO-7 foi a participação no IX Congresso Brasileiro de Fisioterapia do Trabalho (COBRAFIT), evento realizado no período de 28 a 30 de novembro, em São Paulo, que reuniu estudantes, profissionais da área e representantes de entidades de todo o Brasil.
O CREFITO-7 foi representado pela integrante desta CT, Dra. Ana Carine Cardoso, que também participou da Reunião de Intercâmaras Técnicas Regionais de Fisioterapia do Trabalho e Perícia dos CREFITOs com a diretoria da Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (ABRAFIT), realizada durante o evento.
Nesta reunião, foram abordados temas essenciais para a Fisioterapia do Trabalho e Perícia, como a elaboração de um formulário padrão da ABRAFIT para mapeamento dos profissionais atuantes na área e posterior encaminhamento aos regionais; discussão sobre as estratégias de avanço na atuação dos fisioterapeutas do trabalho na Ergonomia e Perícia; e planejamento do evento regional do CREFITO-7 e ABRAFIT, previsto para acontecer em 2025.
“A Fisioterapia do Trabalho e a Perícia Judicial auxiliam a categoria do fisioterapeuta do trabalho a ampliar o seu escopo de atividades, assim como os benefícios à sociedade e a interface das equipes transdisciplinares em diversos órgãos e setores, contribuindo para a ampliação do cuidado à saúde do trabalhador nos vários âmbitos, como Justiça, itinerário da Segurança Ocupacional, entre outros”, destaca Dra. Ana Carine.
A Fisioterapia do Trabalho é uma especialidade profissional que foi reconhecida pelo COFFITO em 2008, por meio Resolução nº 351/2008, e disciplinada em 2016, por meio da Resolução nº 465/2016. A atuação do Fisioterapeuta do Trabalho se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, com ações de prevenção, promoção, proteção, rastreamento, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do trabalhador, em ambientes ambulatoriais, domiciliares e Home Care, públicos, entre outros.