No último dia 21, a Câmara Técnica de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar realizou uma reunião que contou com a participação da Associação Brasileira de Direito Educacional – Seccional Bahia (ABRADE-BA).
Durante o encontro, foram debatidos temas relacionados à inclusão escolar, com destaque para o direito à educação e a implementação de salas sensoriais nas escolas. A terapeuta ocupacional Dra. Camila Nascimento destacou a importância de compreender o planejamento e a funcionalidade dessas salas, ressaltando que é fundamental conhecer suas indicações e usos para garantir sua efetividade.
Com o objetivo de aprofundar o entendimento e, assim, colaborar de forma mais eficaz com as escolas em questões ligadas à inclusão escolar, discutiu-se a possibilidade de estabelecer parcerias entre o CREFITO-7, a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO) e a ABRADE-BA. A proposta visa, em conjunto com o setor educacional, desenvolver estratégias e metodologias adequadas para abordar a complexidade das demandas da inclusão escolar, garantindo que a diversidade dos alunos acolhidos seja contemplada.
Participaram da reunião a Vice-Presidente do CREFITO-7, Dra. Suely Galvão, além dos membros da Câmara Técnica, Dr. Francisco Andrade e Dra. Camila Nascimento. Representando a ABRADE-BA, estiveram presentes Dra. Sara Sarraceno, presidente da entidade; Dra. Taís Dórea, presidente da Comissão de Direito Educacional da OAB-BA; e Dra. Aline Batista Moscovits, vice-presidente da ABRADE-BA e da Comissão de Direito Educacional da OAB-BA.
Essa reunião reforça o compromisso de promover uma educação inclusiva e acessível, alinhando esforços entre profissionais de diversas áreas para garantir o direito à educação de forma plena e equitativa.