Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

Hoje, 29/08, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data instituída pela Lei Federal nº 7.488/1986 para alertar a população sobre os malefícios decorrentes do uso do fumo.

Em 2024, a campanha tem como tema “Tabagismo: os danos para a gestante e para o bebê”, com o objetivo de conscientizar sobre as consequências do fumo na gravidez, incluindo parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer, síndrome da morte súbita, entre outros problemas.

De forma geral, o tabagismo provoca sérios danos psicológicos e respiratórios, tornando o indivíduo mais vulnerável a diversas doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro é responsável por 6 milhões de mortes anuais. Por isso, procurar ajuda profissional é crucial para combater esse hábito e recuperar a qualidade de vida.

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são profissionais capacitados para atuar no tratamento de pessoas fumantes e, também, são imprescindíveis nas campanhas de prevenção e orientação contra o tabagismo.

Em Salvador, há um tratamento gratuito disponível no grupo antitabagismo coordenado pela Dra. Maristela Sestelo, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), no campus de Brotas. Neste local, encontra-se a clínica-escola de Fisioterapia, onde ainda há vagas abertas para aqueles que querem transformar suas vidas. “Das 24 vagas oferecidas, ainda temos 12 disponíveis”, informa o Dr. Fleury Neto, conselheiro do CREFITO-7.

O tratamento, realizado na clínica-escola de Fisioterapia, é uma oportunidade única para aumentar a capacidade cardiopulmonar e musculoesquelética dos pacientes. “O objetivo é promover uma mudança no estilo de vida, melhorando a capacidade de realizar atividades cotidianas e laborais. Assim, largar o cigarro se torna um processo mais acessível e menos doloroso”, explica Dr. Fleury.

Além da Fisioterapia, a Terapia Ocupacional também é fundamental nesse processo de conscientização contra o fumo. Os pacientes e demais interessados encontram suporte em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde são acolhidos e participam de grupos focados em acabar com o tabagismo. O terapeuta ocupacional utiliza técnicas específicas para abordar questões comportamentais relacionadas ao vício, além de auxiliar na reorganização da rotina e motivar o desenvolvimento de novos hábitos.

Diga NÃO ao fumo! O CREFITO-7 apoia essa campanha!