Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

SÉRIE DA NETFLIX MOSTRA IMPORTANTE TRABALHO DA TERAPIA OCUPACIONAL

Série da Netflix mostra importante trabalho da Terapia Ocupacional 

A profissão da personagem principal, interpretada por Juliana Paes, deve mostrar ao público como os tratamentos terapêuticos ajudam a melhorar a vida diária das pessoas.

“Pedaço de Mim”, uma série contemporânea da Netflix, chegou esta semana, trazendo não só a curiosidade sobre a história de uma mulher que descobre uma gravidez de gêmeos de pais diferentes — uma condição rara chamada superfecundação heteroparental —, mas também destacando, pela primeira vez, o trabalho da terapeuta ocupacional, profissão da personagem principal do enredo, Liana, interpretada pela atriz Juliana Paes.

Para a terapeuta ocupacional e vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional regional Bahia (CREFITO-7), Suely Galvão, essa produção na TV tem um impacto positivo para a nossa profissão, pois irá mostrar as pessoas o valioso trabalho desenvolvido pela Terapia Ocupacional, no caso da novela. na área da saúde. “Auxiliamos pessoas de qualquer idade a melhorar a autonomia e o desempenho ocupacional de pessoas que apresentem dificuldades físicas, emocionais, cognitivas ou sociais que possam interferir na sua capacidade de realizar atividades diárias”.

Logo na primeira cena do primeiro episódio, a terapeuta ocupacional Liana atende seu sobrinho, um adolescente com uma doença degenerativa. Durante o acolhimento, ela mostra que é possível alcançar autonomia para realizar suas atividades e que pode conseguir independência, mesmo com a condição de saúde. A cena ilustra uma das abordagens da Terapia Ocupacional, destacando as potencialidades do sobrinho, como a autoconfiança, além de outras orientações que podem aumentar a capacidade de enfrentar os desafios diários de forma mais autônoma.

Pedaço de Mim” já está disponível para os assinantes da Netflix e já é um marco na representação da Terapia Ocupacional na mídia brasileira.