Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Confira a cartilha”Pandemia COVID-19, qualidade de vida e contribuições da Terapia Ocupacional na reorganização do cotidiano” – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A terapeuta ocupacional Dra. Nathali Santana, em parceria com a Liga Acadêmica de Estudos em Saúde Coletiva (LAESC), elaborou a cartilha intitulada “Pandemia COVID-19, qualidade de vida e contribuições da Terapia Ocupacional na reorganização do cotidiano”, material que traz as repercussões do atual contexto epidemiológico do novo coronavírus na rotina e orientações sobre como podemos reestruturá-la diante de uma grande ruptura do cotidiano, para buscarmos atingir uma melhor qualidade de vida.

Conforme explica Dra. Nathali, “a iniciativa para produzir a cartilha começou através do diálogo virtual com diversas pessoas que não estavam conseguindo aceitar as mudanças bruscas ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus na sua rotina. Por isso, apresentava ainda mais dificuldade em reorganizá-la. Percebia ainda, durante o diálogo, que estas pessoas não compreendiam a estruturação de uma rotina e a necessidade de se buscar o equilíbrio entre as diversas áreas de desempenho que podem compor o nosso dia a dia, como as Atividades da Vida Diária, da vida básica, instrumentais, lazer, laboral, entre outras, e realizá-las de forma pertinente/segura/adaptada/criativa frente ao contexto epidemiológico que nos encontramos acarretando impactos negativos no desempenho de papéis ocupacionais e na qualidade de vida”.

Confira a íntegra do material no link: https://bit.ly/3046jJo

* Dra. Nathali Santana é terapeuta ocupacional no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), no Abrigo de Adolescentes Waldeck Santos Silva, Clínica Intelectus e Projeto Social Anjos do Sol, localizados em Jequié/BA.

Sumário