Em mais uma fiscalização do CREFITO-7, que aconteceu no dia 25/04/2024, fiscais do Conselho realizaram flagrante de falso fisioterapeuta realizando atendimentos de Acupuntura e de Eletroestimulação, utilizando o aparelho TENS para tratamento de dor crônica dos pacientes na cidade de Itaberaba/BA. A denúncia foi enviada de forma anônima por meio do formulário disponível no site do CREFITO-7 (www.crefito7.gov.br) envolvendo a prática de Fisioterapia por pessoa não graduada.
Na apuração prévia, o Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREFITO-7 constatou publicações na rede social do denunciado demonstrando a aplicação de Eletroestimulação em tratamento de joelho e cisto de Baker, disfunções musculoesqueléticos, entorse de tornozelo, entre outros tipos de tratamento que devem ser realizados somente por profissional com graduação em Fisioterapia e registro no CREFITO-7.
Após constatar o exercício irregular da Fisioterapia, houve notificação para suspensão das atividades, com a liberação imediata dos pacientes e registro de boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Itaberaba para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas contra os envolvidos.
Atendimentos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional realizados por pessoas não habilitadas são um risco à saúde da população. Você, paciente, deve sempre solicitar ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional a carteira de identificação profissional, que é o documento oficial emitido pelo CREFITO-7.
Ao notar qualquer irregularidade no exercício da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, entre em contato conosco e denuncie. As denúncias devem ser enviada pelo link: bit.ly/3LAnwRS