Os 14 delegados, representantes do CREFITO-7 no interior da Bahia, se reuniram no último sábado (26), em Salvador, em um encontro presencial que teve como objetivo discutir temas essenciais para o fortalecimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no estado, além de debater estratégias de interiorização e regionalização das ações do Conselho.
O presidente do CREFITO-7, Dr. Rodrigo Medina, realizou a abertura do evento ao lado da vice-presidente, Dra. Suely Galvão, ressaltando a importância de intensificar a atuação do Conselho no interior. Entre as novidades anunciadas, o presidente destacou a instalação de duas novas subsedes, previstas para serem inauguradas ainda este ano, nas cidades de Feira de Santana e Juazeiro. Na ocasião, foram também apresentadas conquistas dos primeiros 11 meses de gestão, como a recuperação de três viaturas que estavam inoperantes e que agora contribuirão para ampliar a capilaridade das ações nas regiões do interior.
“Queremos fortalecer ainda mais nossas profissões, nossos processos e atendimento, alcançar cada município e contamos com o apoio dos delegados para que o CREFITO-7 esteja, de fato, presente para TODOS. Este evento foi um momento importante para alinharmos e integrarmos as ações do Conselho, sempre com o objetivo de ampliar nossa presença e garantir a necessária inserção no interior da Bahia”, destacou o presidente.
De acordo com os depoimentos de alguns delegados, o encontro foi mais do que um momento de atualização sobre o Conselho: foi uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e de ideias, fortalecendo o compromisso com a melhoria contínua da atuação do CREFITO-7, especialmente no atendimento aos profissionais que estão mais distantes da capital.
As apresentações seguiram ao longo do evento. O diretor-secretário, Dr. Nildo Ribeiro, abordou a dimensão política e o papel do delegado(a). O conselheiro Dr. Anderson Freitas falou sobre a representação do CREFITO-7 nos espaços de controle social e participação popular no SUS e no SUAS. O assessor da Presidência, Dr. Marcelo Dourado, destacou as atribuições e a atuação do Conselho enquanto entidade. A diretora-tesoureira, Dra. Tereza Baraúna, apresentou questões relacionadas à fiscalização no interior da Bahia. Os assessores de Comunicação e Imprensa, Susy Moreno e Marcos Russo, alinharam estratégias para o fortalecimento da comunicação no interior. Já Bruno Santos, chefe de gabinete, e Murilo Bartilotti, assessor administrativo-financeiro, abordaram as rotinas administrativas e financeiras, esclarecendo dúvidas dos delegados.
Durante o evento, foram entregues certificados aos delegados, formalizando e ratificando suas funções junto ao Conselho. A condução do encontro ficou a cargo dos facilitadores Dra. Gilsara Madeira, terapeuta ocupacional, e Dr. Roquenei da Purificação, fisioterapeuta, ambos delegados e coordenadores de suas respectivas áreas. No encerramento, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais foram divididos em grupos para discutir estratégias específicas voltadas para o aprimoramento de suas áreas de atuação.
CREFITO-7 para TODOS, em toda a Bahia.
Conheça os delegados, clique aqui.