Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

FISIOTERAPEUTAS PODEM PARTICIPAR DO FAZATLETA

O fisioterapeuta está oficialmente habilitado a participar do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador na Bahia – FazAtleta. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16), durante uma reunião entre o presidente do CREFITO-7, Dr. Rodrigo Medina, e representantes de outras entidades envolvidas com o esporte e a saúde.

Estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (CREF13), Dr. Rogério Jean Moura Gonçalves, a coordenadora da Comissão de Relações Institucionais do Conselho Regional de Nutrição da 5ª Região, Dra. Taiane Cazumbá de Souza, e o secretário executivo do FazAtleta, Rodrigo Farias.

“Como o próprio nome do programa indica, o incentivo é direcionado ao atleta. Portanto, cabe a ele a prerrogativa de escolher os profissionais que irão acompanhá-lo”, explicou Rodrigo Farias. Com isso, o fisioterapeuta poderá ser incluído na equipe multidisciplinar do atleta, que agora pode ser composta por educador físico, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. “A proposta é avançar ainda mais, para que essas quatro categorias passem a ser obrigatórias dentro do programa”, destacou o presidente do CREF13, Dr. Rogério Gonçalves.

Durante o encontro, Dr. Rodrigo Medina também ressaltou a importância de os Conselhos participarem da construção da resolução que regulamenta a atuação dos profissionais no FazAtleta. “É fundamental considerar, por exemplo, que o atleta pode necessitar de mais de uma sessão de fisioterapia por mês, dependendo de sua condição. Por isso, é essencial que estejamos presentes na elaboração dessas diretrizes. Sem dúvida, essa reunião representa um primeiro passo importante na construção de um processo que será proveitoso para toda a categoria”, avaliou o presidente do CREFITO-7.

Criado pela Lei nº 7.539/1999 e gerido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico – FazAtleta concede abatimento de até 80% no ICMS para empresas instaladas na Bahia que desejam apoiar financeiramente atletas, eventos esportivos e, mais recentemente, projetos sociais.

A execução do programa é feita por meio da Coordenadoria de Esporte da Setre e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz).