O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região (CREFITO-7) manifesta seu repúdio à conduta da médica geriatra, que recentemente publicou em redes sociais um vídeo no qual ela afirma ter realizado uma visita domiciliar para avaliar o atendimento de fisioterapia, expondo não apenas o profissional fisioterapeuta, mas também uma paciente idosa de 94 anos, com o objetivo de promover a sua empresa.
Embora a identidade da paciente e do fisioterapeuta não sejam explicitamente reveladas, a publicação expõe o tratamento de forma inadequada, desrespeitando a dignidade e a privacidade da paciente e ferindo a autonomia profissional do profissional fisioterapeuta, que teve seu trabalho registrado sem finalidade terapêutica e apropriado para autopromoção de terceiros.
O CREFITO-7 reforça que a atuação em contextos multiprofissionais e interdisciplinares é uma das competências para a prática da Gerontologia, devendo ser baseada pelos mais elevados princípios éticos com respeito à autonomia das profissões que estão envolvidas nos cuidados da pessoa idosa. Ressalta-se também que o respeito à privacidade do paciente e à confidencialidade das informações são direitos fundamentais no atendimento de saúde. A postura ética é indispensável para garantir o respeito aos pacientes e a valorização das profissões de saúde.
Por fim, vale destacar que a Fisioterapia é uma profissão de nível superior, dotada de autonomia para diagnosticar, prescrever e tratar os seus pacientes, sendo inconcebível qualquer outro profissional interferir na conduta fisioterapêutica, muito menos avaliar o seu tratamento.
Diante dos fatos, o CREFITO-7 informa que tomará as providências necessárias junto aos órgãos competentes para a devida apuração do caso, reiterando seu compromisso com a ética e a proteção dos pacientes e profissionais.