Hyfinance

Prêmio Renilda Santana Sampaio – Hyfinance

 

 

O CREFITO-7 está lançando o Prêmio Renilda Santana Sampaio, um reconhecimento aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais negros com notório trabalho contra o racismo e/ou que elevam a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional a um lugar de destaque por suas atuações de valorização profissional.

Além de reconhecer a atuação dos nossos colegas profissionais, o Prêmio é uma homenagem à saudosa fisioterapeuta Renilda Santana Sampaio, militante negra, que sempre buscou apoiar e participar de eventos e ONGs voltados para a questão racial, como o Instituto Cultural Steve Biko, que realiza um importante trabalho em prol da inserção de pessoas negras nas universidades. Na Saúde, Renilda cuidou de forma dedicada e exemplar das pessoas, utilizando-se de seus conhecimentos nas áreas da Fisioterapia e da Medicina Tradicional Chinesa para servir à sociedade.

“Infelizmente, temos testemunhado o crescimento estatístico de casos de racismo e intolerância no Brasil e na saúde essa realidade não é diferente. No intuito de contribuir para a construção de um Brasil em que as pluralidades cultural, étnica e social sejam reconhecidas como valores positivos, em busca de um tempo em que não necessitaremos de políticas e campanhas antirracistas pelo simples fato de termos enterrado definitivamente os preconceitos, o colegiado do CREFITO-7 vem permanentemente semeando a empatia e combatendo as intolerâncias. Neste sentido, inovamos com o lançamento do Prêmio Renilda Santana Sampaio, como mais uma ferramenta para pautar as questões étnicas nas nossas categorias e contribuir para a conscientização das(os) nossas(os) colegas na busca incessante por dias melhores”, destaca Dr. Gustavo Fernandes Vieira, presidente do CREFITO-7.

Para a escolha dos premiados, conselheiros e colaboradores do CREFITO-7 indicaram nomes que representassem suas respectivas profissões e os dois profissionais mais lembrados na votação foram: a terapeuta ocupacional Dra. Ana Márcia Duarte Nunes Nascimento e o fisioterapeuta Dr. Gláucio Roberto Santana de Jesus.

Parabéns a ambos pelo excelente trabalho desenvolvido pela valorização das profissões e luta contra o racismo.

 

Sumário