Hyfinance

Reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES) da Bahia – Hyfinance

Dr. Artur Neto, conselheiro do CREFITO-7, participou ontem, 09/08, da reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES) da Bahia, no Hospital Roberto Santos, em Salvador/BA, cujo objetivo principal foi discutir a situação atual do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), que corre o risco de ser privatizado e está passando por sérias dificuldades que prejudicam a prestação dos serviços à sociedade. Recentemente, conforme informaram os funcionários do HEOM durante a reunião, a Ala Masculina de Tuberculose, com 37 leitos, foi desativada e os pacientes tiveram que ser encaminhados para o Instituto Couto Maia, que ainda está em fase de adequação.

Apesar dos questionamentos direcionados à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), ainda não foram prestados esclarecimentos concretos acerca da desestruturação do HEOM e ficou acordado que as Comissões da SESAB e do CES visitarão as unidades hospitalares para tentar solucionar os problemas que vêm afligindo os usuários e seus familiares.

Na pauta da reunião também estavam os seguintes pontos: Política Estadual de Atenção às Pessoas com Pé Diabético e Feridas Complexas; cobertura vacinal na Bahia; contribuições para a Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme; objetivos da Comissão das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Conselho Nacional de Saúde; entre outros.

Sumário