Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

REUNIÃO NA SESAB GARANTE A MANUTENÇÃO DOS VÍNCULOS CLT PARA FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS

A vice-presidente do Crefito-7, Dra. Suely Galvão, e o presidente do SINFITO, Dr. Gláucio Roberto, estiveram reunidos nesta segunda-feira (03) com representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para discutir a pejotização dos serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Hospital Metropolitano, situado em Lauro de Freitas. O Sindicato de Psicologia (Sinpsibahia) também esteve presente, unindo forças pelo mesmo propósito.

Os gestores da Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa (SCMRB), Dr. Alexandre Matos e Dra. Maristela Alencar, que farão a gestão do Hospital Metropolitano, assumiram o compromisso de manter os vínculos CLT. Além disso, comprometeram-se a expandir a equipe de Fisioterapia, criando cerca de vinte novas vagas, e a instituir o serviço de Terapia Ocupacional, que até então não existia neste hospital.

Essa importante parceria entre o Crefito-7 e o SINFITO garantiu que 63 profissionais não fossem demitidos, como temiam. Na ocasião, a SESAB expressou sua posição contrária às demissões e, junto com representantes da Santa Casa, assegurou a manutenção dos empregos dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, reafirmando sua postura contrária à pejotização.

Dr. Karlos Figueiredo, Superintendente de Atenção Integral à Saúde (SAIS), e o Dr. Cícero de Andrade Rocha Filho, Chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde do Estado, afirmaram que as empresas não informaram à SESAB sobre essa situação. Eles garantiram que cobrarão providências e responsabilidades, com a maior brevidade, da Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (FABAMED).

De acordo com a Dra. Suely Galvão, representante do Crefito-7, essa união entre o Sindicato e o Conselho é de extrema relevância para fortalecer e garantir importantes conquistas para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Bahia.