Em um ambiente de troca de experiências e aprendizado, a diretoria do CREFITO-7 recebeu com entusiasmo, nesta quinta-feira (17), os estudantes de Fisioterapia da Faculdade Brasileira do Recôncavo, de Cruz das Almas, no interior da Bahia. O encontro ofereceu aos futuros profissionais a oportunidade de conhecer de perto o papel do Conselho e seus projetos. A recepção calorosa reforçou o compromisso do CREFITO-7 com a formação de novos profissionais, oferecendo inspiração e apoio desde o início de suas trajetórias.
O acolhimento foi conduzido pelo presidente, Dr. Rodrigo Medina, e pelo diretor-secretário, Dr. Nildo Ribeiro, que falaram sobre o papel do Conselho e a importância das profissões, assim como compartilharam um pouco da trajetória e evolução das áreas da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A satisfação dos estudantes foi evidente. “Para mim, que estou me formando no final deste ano, este momento marca o início de uma nova jornada. A gente perceber que o CREFITO-7 tem esse cuidado e acolhimento com os futuros profissionais reforça ainda mais nossa confiança na escolha da carreira e nas pessoas que nos representam e lutam por nós”, declarou Yuri Lobo, um dos estudantes que participou da visita.
Durante o encontro, o presidente Dr. Rodrigo Medina falou sobre o papel do Conselho, sua estrutura e os desafios enfrentados para melhorar a assistência à saúde e valorizar a profissão. Ele ressaltou a importância de os profissionais se unirem ao CREFITO-7 para alcançar conquistas coletivas e fortalecer a categoria. “A luta é constante e exige o envolvimento dos estudantes, que podem trazer propostas, ideias inovadoras e também expor as dificuldades do dia a dia”, enfatizou o presidente.
A coordenadora do curso da Faculdade, Dra. Mariana Dias, que viabilizou essa experiência para os alunos, destacou a importância de momentos como este para a formação deles, proporcionando um contato direto com o Conselho. Ela enfatizou que essas oportunidades ajudam os alunos a compreenderem profundamente a sua profissão e as regulamentações que a cercam.
“Hoje, vejo que os estudantes saem daqui com os olhos brilhando, desfazendo aquela visão de que o CREFITO-7 só existe para punir. Isso, para mim, é um ganho enorme, porque o Conselho deve ser visto como um lugar para o qual podemos sempre recorrer, não apenas como órgão fiscalizador. Ver os alunos querendo tirar fotos e entusiasmados com o Conselho me faz acreditar que esse encontro despertou o desejo de estarem mais próximos, de serem fisioterapeutas conectados com a sua representação profissional. Só tenho a agradecer pela recepção calorosa, foi uma experiência maravilhosa”, ressalta Dra. Mariana.
Na ocasião, o Dr. Nildo Ribeiro ressaltou que a luta é pelo coletivo, e os estudantes são o futuro e parte fundamental do Conselho. Ele destacou a importância de se aproximar de todos – sociedade, estudantes e profissionais – para um diálogo aberto e inclusivo.
Ele aproveitou a oportunidade para compartilhar os projetos em andamento que estão no centro da atual gestão, focados na abertura ao diálogo, como o Escuta Ativa e o CREFITO-7 em Movimento. Também destacou o CREFITO-7 Jovem, iniciativa voltada especificamente para estreitar o diálogo com estudantes de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. “Precisamos ouvir as necessidades com atenção a todos os municípios, compreendendo também as particularidades e desafios regionais”, ressaltou Dr. Nildo.
“É gratificante ver o crescimento e a valorização das nossas profissões. O conhecimento é um poderoso instrumento de empoderamento. Compartilhar histórias e experiências é fundamental. Se amamos nossa profissão e nos dedicamos com perseverança, podemos mudar a nossa realidade”, reforçou Dr. Nildo.