Da Cédula de Identidade Profissional ou da Carteira Profissional
Em caso de perda, roubo, furto, extravio ou danificação de quaisquer dos documentos de identificação concedidos pelo CREFITO-7, é preciso solicitar a 2ª via imediatamente.
Antes de enviar os documentos abaixo relacionados, clique aqui para fazer sua solicitação. Ao acessar o Portal do Profissional, selecione a opção “Serviços”.
Não serão aceitos documentos de profissionais que não fizerem a solicitação pelo Portal do Profissional.
Documentos necessários:
– Requerimento de Pessoa Física (solicitando 2ª via);
– 02 fotos atuais 3X4 (coloridas, com fundo branco);
– Cópia do Título de Eleitor – Em caso de envio pelos Correios, o documento deve ser autenticado;
– Cópia de: Carteira de Identidade (emitida por qualquer estado do Brasil) ou Carteira Nacional de Habilitação (dentro do prazo de validade) ou Carteira de Trabalho ou Passaporte (dentro do prazo de validade de 05 anos) ou carteiras expedidas por órgão público que por Lei Federal valem como identidade (Portaria CREFITO-7 Nº 98/2016) – Em caso de envio pelos Correios, o documento deve ser autenticado.
– Boletim de Ocorrência (para os casos de perda, roubo, furto ou extravio) ou o documento danificado (rasgado, molhado, amassado ou envelhecido).
Observações:
– Para iniciar o processo, é necessário enviar os documentos físicos pelos Correios ou entregá-los presencialmente no CREFITO-7.
Na impossibilidade de apresentação de documentos exigidos pelo CREFITO-7, por ocasião de perda, extravio furto ou roubo ocorrido há mais de 05 (cinco) anos, dispensa-se Boletim de Ocorrência (B.O.), desde que o(a) interessado(a) realize Declaração de veracidade das informações sobre o fato ocorrido e/ou das autenticidades dos documentos apresentados, conforme dispõe a Portaria CREFITO7 nº 141/2018.
Como solicitar:
Entrega de documentos através de procurador
Os documentos poderão ser entregues por procurador, mas só será aceita procuração registrada em cartório. Além disso, caso o procurador não apresente os documentos originais, deverá apresentar cópias autenticadas. Lembrando que há procedimentos em que se exige obrigatoriamente a entrega de documento original, a exemplo do diploma no caso de solicitação do registro definitivo. Certifique-se que todos os documentos estejam de acordo com o solicitado.
Envio de documentos através dos Correios
Os documentos poderão ser enviados via Correios para a sede ou subsede do Crefito-7. Neste caso, exige-se que as cópias dos documentos sejam autenticadas, com exceção da cópia do documento cuja apresentação do original é obrigatória, a exemplo do diploma, no caso de solicitação do registro definitivo. Em situações como essas, em que deverá ser enviado o documento original, recomenda-se, para maior segurança, o envio através de Aviso de Recebimento (AR). Certifique-se que todos os documentos estejam de acordo com o solicitado.
Prazo: 15 dias úteis após compensação bancária do pagamento das taxas.